se voce tem alguma pergunta, então esse é o lugar

Users who are viewing this thread

majorbruno

Sergeant
Mount and Blade Warband. Descobri que existe uma certa carência de um guia bacana em português de Warband por isso
resolvi montar um. Espero que gostem e entendam que tentei fazer o melhor possível afinal o material sobre o jogo não é muito divulgado.
Mount and Blade como já dissemos é um simulador de guerra medieval. Em uma terra dividida pelas constantes batalhas é hora de juntar seu próprio bando de guerreiros ansiosos por uma batalha.
Você deve liderar os seus homens advindos dos reinos abaixo.

OS REINOS
Swadian
Rhodoks
Vaegirs
Khergit Khanate
Nords
Sarranid Sultanate

AS ARMAS
Espadas
Martelos
Armas de Longa-Distância
Machados
Lanças
OS REINOS

The Kindom of Swadia
Os Swadians encontram-se nas planícies centrais de Calradia e fazem fronteira com todos os outros reinos. Eles são identificados pela cor laranja e seu líder é o Rei Harlaus.
Os Swadians são capazes de adaptar seus soldados pra todos as necessidades que seu exército possa ter. Suas trops mais graduadas utilizam as armaduras e as armas mais pesadas. Eles são famosos pelos seus temidos Knights e confiam seus castelos a archers e footmen.
TROPAS SWADIAN
The Kingdom Of Rhodoks
Os Rhodoks ocupam a região montanhosa ao sudoeste de Calradia. São Liderados pelo Rei Graveth e possuem os melhores lanceiros de todas as facções, ou seja, são os melhores contra a cavalaria.
Os Rhodoks possuem a skill “Ironflesh” em um nível maior se comparado a tropas equivalentes de outros reinos o que significa que eles possuem mais Life e são mais difíceis de matar.
Seus exércitos são compostos em sua maioria pela infantaria armada com lança e largos escudos para dificultar a vida dos inimigos e principalmente de suas tropas mais pesadas.
TROPAS RHODOKS

The Kingdom of Vaegirs
Os Vaegirs estão posicionados na porção noroeste do mapa e são identificados pela cor verde. Seu líder é o rei Yaroglek e seu claimant (algo como aquele que acredita ter direito a ser rei de direito, chamarei por aqui de usurpador se alguém tiver uma tradução melhor eu agradeço) é o príncipe Valdym.
Os exércitos Vaegirs são bem balanceados entre footmen bem fortes, Knights razoáveis e arqueiros bem poderosos que tornam bem difícil atacar seus castelos. As tropas usam machados e são difíceis de derrotar. Muito cuidado com os arqueiros se você resolver atacar um de seus castelos pois eles são capazes de derrubar soldados como moscas e também atiram com maior frequência e precisão do que os arqueiros de outros reinos.
TROPAS VAEGIRS
The Khergit Khanate
Os Khergits ocupam as pradarias da fronteira sudeste de Calradia. São identificados pela cor roxa e liderados por Sanjar Khan.
O exército Khergit é baseado totalmente na cavalaria, particularmente em arqueiros tornando-os bem poderosos em campos abertos. Suas tropas podem acabar com a infantaria sem muitos problemas e os arqueiros conseguem matar outro cavaleiro impiedosamente sem se ferirem.
The Kingdom of Nords
Os Nords ocupam a região oeste e sudoeste de Calradia e são identificados com a cor amarela. Seu líder é o Rei Ragnar e seu usurpador é Lethwin Far-Seeker.
Eles são mestres do combate corpo a corpo e bem fortes em lutas melee, o que os torna um dos melhores defensores de castelos. Se você estiver atacando um castelo eles são um problema sério.
The Sarranid Sultanate
Os Sarranids são os donos da inóspita região do deserto e são governados pelo sultão Hakim de Shariz.
Seu exército é composto por tropas bem balanceadas e sua cavalaria não fica devendo pra nenhuma outra.
Eles são versáteis e suas tropas utilizam armas como sabres, cimitarras e maças. Eles são ótimos pra provocar já que podem atacar os inimigos com seus javelins e lanças isso sem falar no fortíssimo Royal Guard.
ARMAS

ESPADAS
Em Calradia nada é mais confiável do que uma boa espada. Dilacere seus inimigos com dúzias de espadas de todas as regiões, de uma Cimitarra até uma adaga militar.
As espadas vêm em variedades pra utilizar com uma mão ou com as duas. As de uma mão são mais rápidas e podem ser utilizadas junto com um escudo oferecendo proteção adicional, enquanto as de duas mãos têm maior alcance e maior defesa.

MARTELOS
São lentos e firmes e incluem maças, porretes, martelos e outras armas de blunt. Oferecem diversas vantagens para controlar o campo de batalha. Como elas deixam os inimigos inconscientes você pode vende-los depois para os Ramsom Brokers.
Essas armas de impacto vêm em diversos formatos desde pequenas clavas até os poderosos martelos de duas mãos.
ARMAS DE LONGA-DISTÂNCIA
Seja mirando de longe, jogando um dardo a uma distância digna de recordes ou liderando o ataque disparando flechas, as armas de longa-distância sempre irão liderar o ataque e te ajudar em uma posição defensiva.
Crossbows:
São precisos e mortais. Crossbows são a melhor arma pra conter o início de um ataque ao seu castelo.
Arcos:
Rápidos e fortes, o arco e flecha é a arma mais comum em Warband. Os arcos podem ser utilizados com um efeito letal se acertarmos um headshot em um cavaleiro correndo na nossa direção por exemplo.
Armas de arremesso:
Excepcionalmente úteis as armas de arremesso são capazes de gerar um grande dano se jogadas de cima ou no cavaleiro correndo em nossa direção. Os machados e lanças de arremesso também podem ser usadas como armas normais sem a necessidade de arremessa-las.
voltar para armas
MACHADOS
A armas preferidas do Nords. Machados são ótimos para quebrar escudos. Eles oferecem um dano bem alto e no caso do de uma mão é ótimo pra defesa e no caso de duas mãos oferece um alcance maior e sendo ótimos contra a cavalaria.
LANÇAS
As melhores amigas do cavaleiro, as lanças são eficientes tanto no ataque quanto na defesa. Lanças fazem dano perfurando, batendo ou cortando. Essas armas podem ajudar bastante devido a sua versatilidade.
COMEÇANDO A JOGAR
Então vamos lá, você já sabe tudo sobre os reinos e as armas, vamos ao jogo então. De início você deve ir até um training camp para aprender a dinâmica do combate caso você ainda não conheça. Treinando é possível atingir o level 2 e distribuir alguns pontos nas armas, habilidades e status.
Você começa o jogo sem nenhum soldado por isso aconselho você a visitar as pequenas vilas mais próximas e recrutar alguns voluntários pois assim você já pode começar a treiná-los e melhora suas chances contra os bandidos que insistem em atacar quando seu exército ainda é muito pequeno.
Já recrutamos voluntários e agora é necessário conseguir algum dinheiro. No início existem 3 formas de levantar algum dinheiro:
- Fazendo missões para as Vilas e Lords.
É possível fazer missões pros Elder das vilas, para isso basta entrar na vila durante o dia e procurar o Village Elder. Ele costuma estar na região central da vila e sua postura costuma diferir dos outros aldeões. Falando com ele você consegue missões do tipo “Conseguir cereal, adquirir gado, treinar os aldeões para se defenderem”. Esse é o tipo mais chato de missão e não costuma gerar muito dinheiro mas gera a aprovação do povo da aldeia e aconselho aqueles que nunca jogaram a começar por essas missões.
É possível realizar também missões para os Lords dos reinos. As missões dos Lords você deve procurar fazer sempre pois são elas que te dão um bom dinheiro, status e o reconhecimento e amizade daquele Lord específico. Mais pra frente explico de que adianta ter a aprovação dos lords e das aldeias.
- Participando de torneios.
Esses sim te trazem uma boa grana e com pouco esforço. Você deve entrar nas cidades e ir até a arena do torneio. Fale com o tournament master e ele te dirá em que cidades estão sendo realizados torneios. Vá até uma dessas cidades, vá em join tournament e a cada round é dada a opção de apostar em si próprio. Aposte sempre o máximo e no final um torneio lhe rende por volta de 4000 denares. Aconselho essa forma pra jogadores mais experientes pois é necessário vencer todos os rounds do torneio pra ganhar alguma coisa.
Na arena também é possível participar de lutas aonde você disputa contra 39 lutadores e deve tentar derrotar o máximo possível. O dinheiro é proporcional a quantos lutadores você derrubou e quantos lutadores faltavam. O dinheiro não é muita coisa mas para os menos experientes também é uma boa pedida para pegar o jeito no combate.
- Caçando Bandidos
Uma outra forma de juntar algum dinheiro é sair pelo mundo caçando bandidos e se você tiver a skill “prisoner management” é possível capturar alguns e vender depois nas tavernas. O dinheiro também não é tão expressivo mas é uma ótima chance para treinar os seus homens que só evoluem através de batalhas.
Agora que já arrecadamos algum dinheiro é necessário escolher um rumo a seguir para facilitar as coisas. Você realmente pode ser um cavaleiro solitário andando por aí com um pequeno bando, saqueando, pilhando e matando o que encontrar pela frente, porém no começo isso acaba tornando o jogo muito difícil. Chegaremos nisso mais tarde, porém agora vamos utilizar o modo mais fácil.
JURANDO LEALDADE A UM REINO
É possível jurar lealdade a um reino e tornar-se Lord daquele reino mas para isso é necessário adquirir Renome(Renown). Renome pode ser adquirido através de batalhas, quanto mais em desvantagem você estiver na batalha mais renome aquela batalha lhe trará. O que ajuda bastante também é ir fazendo as missões para os outros Lords. Isso além de facilitar o ganho de experiência e dinheiro ainda ajuda a conseguir a aprovação deles.
No início como você é livre desses laços, ande pelo mundo, conheça os reinos, ganhe a confiança de lords de diferentes reinos e quando tiver renome suficiente procure o Líder do reino que mais gostar e diga que quer jurar lealdade a ele (I want to swear homrage)  e você se tornará um Lord daquele reino. Particularmente prefiro começar no reino dos Khergit pois todas as unidades são baseadas em cavalaria e a cavalaria ajuda muito no início, porém são péssimos pra atacar castelos e defendê-los.
Juramos lealdade a um reino e gostaria de explicar algumas coisas que você deve tentar conhecer a partir daí.
O ORÇAMENTO
Seu exército não segue você apenas pelo seu belo sorriso. Eles precisam ser alimentados e são pagos semanalmente. Tudo isso é automático, basta ter dinheiro e comida e tudo se resolve sozinho, porém é legal saber administrar um pouco isso. Então vamos lá.
A respeito da comida, procure manter sempre uma variedade de uns 5 tipos diferentes de comida no inventário. Isso irá aumentar a moral das tropas e ainda impedirá que eles reclamem de falta de comida. Cada tipo de comida dá uma quantidade X de moral e a moral é o que garante que suas tropas não debandem e continuem te seguindo. Dê preferência a alimentos como manteiga (butter) e mel (honey) além de uma carne e uma cesta de frutas ou alface (cabbages).
Sobre o dinheiro é bom ter em mente o tipo de tropa que você pretende utilizar. Como disse cavalaria é sempre uma boa pedida em campo aberto, porém prefira footmen e soldiers para atacar um castelo e arqueiros e footmen para defendê-los. Tenha em mente também que soldados treinados (aqueles que você recruta nas vilas) são mais baratos do que os mercenários contratados nas tavernas das cidades.
A TAVERNA
A taverna é um lugar aonde você encontra todo tipo de gente. Cada cidade possui uma taverna e nelas você pode encontrar:
-  Diversos mercenários pra contratar para o seu exército. Os mercenários são bem fortes e utilizam armas muito boas porém são caros de se manter o que de início dificulta um pouco.
- Alguns aliados que podem lhe cobrar entre 500 denares e absolutamente nada pra juntarem-se a você. Esses aliados são como NPCs, te contam histórias a respeito de suas terras, dão dicas sobre a moral de sua tropa e o caminho que está seguindo e assim como você possuem habilidades a serem desenvolvidas, o que facilita o gerenciamento de habilidades. Por exemplo você pode desenvolver suas skills relacionadas a força enquanto um aliado pode desenvolver as de inteligência, como “trainer” que dá uma porcentagem de experiência aos soldados com o passar do dia e “surgery” que dá uma chance de os seus soldados não morrerem em batalha.
- O Ramsom Broker. Esse é o cara pra quem você vende os prisioneiros que você fizer. Cada prisioneiro tem uma valor diferente e é possível conseguir um bom dinheiro vendendo prisioneiros. Não é possível vender Lords de reinos inimigos pra ele.
- O Viajante (traveller) é o cara que te dá dicas sobre os reinos e te diz aonde aliados perdidos em batalha se encontram naquele momento, assim você pode reencontrá-los.
- O trovador ambulante (wandering troubadour) é um poeta que pode te dar informações sobre bailes e lhe ensinar poesias para que você tente conquistar uma Lady.
- O Vendedor de livros (Book Merchant) te vende livros que após lidos te dão algum bônus de skill ou dão o bônus apenas mantendo-os no inventário. Os livros são bem caros, porém compensam pois o vendedor aparece com pouca frequência e os bônus ajudam bastante. Para ler um livro seleciona acampar(camp) na tela do mapa do jogo e após isso “take some action; read a book” e escolha o livro que deseja ler.
OS CASTELOS
Nas cidades e nos castelos é possível selecionar a opção de visitar o castelo (go to the castle) onde você pode encontrar os Lords, suas respectivas Ladys e também é onde acontecem os bailes (feasts). É uma ótima oportunidade pra pegar missões com os outros Lords e impressioná-los.
OS BAILES
“Porra velho, eu to jogando um simulador de guerra, porque diabos eu vou me preocupar em ter um romance no jogo, que coisa mais nerd!!!” Por mais estranho que pareça o sistema é bem bacana. Casamentos na época eram arranjados, eram realizados apenas visando o interesse pessoal, e o jogo mostra justamente isso. Conheça a garota, descubra quem ela é (existem vários relacionamentos, filha, cunhada, prima, irmã) e se interessar corteje ela, declame poemas, vença um torneio em uma cidade em que está rolando um baile e ofereça sua vitória pra ela e quando o relacionamento avançar peça-lhe em casamento. O interessante é isso, a família pode aprovar ou não você dependendo da relação que você tiver com o Lord que for parente dela. Por isso é interessante realizar missões e tentar agradar ao máximo os Lords pra contar com a ajuda deles sempre.
Quanto mais próxima for a relação entre a sua esposa e o Lord do qual ela é parente e mais poderoso for o Lord melhor. Após o casamento ele estará digamos mais amigável e interessado em te ajudar em batalhas e em possíveis golpes ou divisões de terras.
Então vamos lá, já juramos lealdade e agora temos um reino poderoso para nos ajudar, o que fazer? Bom você pode escolher entre algumas opções.
AUMENTANDO O REINO
É possível aumentar a influência do seu reino em calradia, conquistando castelos e lutando para mantê-los. Junte um exército, converse com outros lords e defina planos de ataque ou de defesa. Sugira que eles ataquem determinado território e ajude-o. Alguns deles podem até te seguir. Enfim, conquiste tudo em nome do seu reino e satisfaça o seu rei. As terras conquistadas podem ser solicitadas como prêmio (o que aumenta seu orçamento) e é possível ser dono de vários castelos e vilas dependendo do seu renome e da sua relação com os outros Lords e com o Rei.
USURPANDO UM REINO
Como toda terra em guerra mesmo dentro dos reinos é travada uma guerra de interesses. Nem todos os Lords são felizes com o governo do rei e você pode se aproveitar disso. Melhorando seu relacionamento com um Lord é possível conversar com ele e conspirar contra o rei afim de tomar seu trono, porém você pode ser mal-visto por outros lords e o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro. É possível também conversar com os aliados nas suas tropas e solicitarem que eles façam campanha sobre você com seus antigos líderes, o que melhora seu relacionamento com eles. Enfim, conspire e derrube o rei tornando-se o governate. O Rei está morto! Vida longa ao rei!
REBELDE COM CAUSA
E porque tentar dominar um reino através da conspiração quando é muito mais legal fazê-lo pela força? Para isso é necessário encontrar seu rei e dizer a ele que quer ser liberado do juramento que tem com ele. Não se esqueça de pegar suas melhores tropas nos castelos antes de fazer isso pois todas suas terras serão tomadas e seu soldados que estiverem nelas também. Agora é só partir para a conquista. Alie-se com outro reino, ou simplesmente ataque o seu antigo reino ou qualquer outro, enfim domine castelos e convença outros lords a se juntarem a sua causa e torne-se Rei de tudo o que existe.
 
se liga nesse canal do youtube ele tem uns videos bons pra quem ta começando
http://www.youtube.com/user/aronbra1?feature=g-all-c
 
Galera eu conquistei uma cidade principal e deixei meu exercito de guarniçao porem n recebi o castelo e agora n consigo tirar meu exercito como faço?
 
Ai já era perdeu os soldados :/ acontece com todo mundo a primeira vez isso, mas fica a dica ai
 
Tem sim vai no P e fala com o companion ai numa das ultimas opçoes voce pode demitir ele ai ele fica viajando pelas tavernas e so volta se voce encontrar ele de nvoo
 
Nah, não achei. =/ Só tem a terceira opção que é meio parecida com isso que você disse. "We should separate for a while". É algo assim. Mas ele volta depois de um tempo.
 
po eu uso a tradução mais ela contem partes em ingles ainda queria sabe se ja tem uma tradução 100% ???????????????? e a resposta do amigo acima ta escrito devemos nos separa por um tempo bota a tradução ai vc demite ele e volta pra linguagem q vc usa mesmo q e inglês eu acho
 
Galera bom dia tenho uma campanha com 750 dias duas cidades Dhrim e Suno, sou vassalo de swandia upo minhas tropas so ando com na minha party com cavaleiros swandianos e na minhas cidades so tem sargentos e bom atirador...
mas meu problema são as merdas das armas de cerco PQP cara, as escadas agarram o soldados e mesmo tendo membro na party com engenharia alto raramente da opção de torre de cerco que cá entre nós e a melhor no warband pq passsa muito soldados da pra subir de boa... mas fico puto sou o marshal do exercito de swandia mas não importa o numero de soldados toma muito preju por causa dessas armas de cerco se tivesse correção ou algo que ajudasse ficaria feliz. só pra constar to louco pra sair o banner lord  :grin: :party:
 
Você tem que ir acompanhando (guiando) eles de perto, se perder eles do visual é tenso
se no seu caso comprou para cumprir alguma missão de leva-los para alguém ou algum lugar
vai perto deles guiando para o local determinado.
 
Back
Top Bottom